Attendi il caricamento

Giosuè, capitolo 18:

pubblicità

Versículos de Josué, Capítulo 18 do livro de Josué da Bíblia.

Giosuè - Antico Testamento

A divisão do resto do território

• 1. Toda a comunidade dos israelitas se reuniu em Siló e lá montou a Tenda do Encontro. A terra estava sob o domínio deles.
  • 2. Porém, sete tribos ainda não haviam recebido sua herança.
  • 3. Então Josué disse aos israelitas: “Até quando vocês vão adiar a tomada de posse da terra que o Senhor, o Deus de seus antepassados, deu a vocês?
  • 4. Escolham três homens de cada tribo, e eu os enviarei para explorar a terra e fazer um mapeamento dela, de acordo com a herança de cada tribo. Depois eles voltarão até mim.
  • 5. Dividam a terra em sete partes. Judá ficará em seu território ao sul, e a tribo de José em seu território ao norte.
  • 6. Quando terminarem de mapear a terra em sete partes, tragam o mapa até mim, e eu farei o sorteio diante do Senhor, nosso Deus.
  • 7. No entanto, os levitas não receberão nenhuma porção entre vocês, pois o sacerdócio do Senhor é a herança deles. Gade, Rúben e a metade da tribo de Manassés já receberam sua herança a leste do Jordão, como Moisés, servo do Senhor, lhes ordenou”.
  • 8. Quando os homens estavam partindo para explorar a terra, Josué deu-lhes instruções: “Vão explorar a terra e façam uma descrição detalhada dela. Depois voltem aqui, e eu farei o sorteio diante do Senhor, em Siló”.
  • 9. Então os homens partiram e percorreram a terra. Fizeram um mapa, cidade por cidade, em sete partes, e voltaram a Josué no acampamento de Siló.
  • 10. Josué fez então o sorteio em Siló, diante do Senhor, e ali distribuiu a terra aos israelitas, de acordo com a porção devida a cada tribo.
  • 11. A sorte caiu para a tribo de Benjamim, clã por clã. O território sorteado ficava entre as tribos de Judá e José.
  • 12. Na fronteira norte, começava no Jordão, passava pela encosta norte de Jericó e seguia a oeste em direção às montanhas, terminando no deserto de Bete-Áven.
  • 13. Dali continuava para a encosta sul de Luz, que é Betel, e descia para Atarote-Adar, na montanha ao sul de Bete-Horom Baixa.
  • 14. Da montanha em frente a Bete-Horom, seguia para o sul ao longo do lado ocidental e terminava em Quiriate-Baal, que é Quiriate-Jearim, cidade do povo de Judá. Essa era a fronteira oeste.
  • 15. A fronteira sul começava no oeste, nos arredores de Quiriate-Jearim, e chegava à fonte de Neftoa.
  • 16. Dali descia até o sopé da montanha ao norte do vale de Refaim, ao norte do vale de Hinom. Em seguida, seguia pelo vale de Hinom ao longo da encosta sul da cidade dos jebuseus e chegava a En-Rogel.
  • 17. Virava para o norte, seguia até En-Semes, continuava até Gelilote, em frente à subida de Adumim, e descia até a Pedra de Boã, filho de Rúben.
  • 18. Continuava para a encosta norte de Bete-Arabá e descia até a Arabá.
  • 19. Depois seguia para a encosta norte de Bete-Hogla e terminava na parte norte do mar Salgado, na foz do Jordão, ao sul. Essa era a fronteira sul.
  • 20. O Jordão delimitava a fronteira leste. Essas eram as fronteiras que demarcavam a herança dos clãs de Benjamim em todas as direções.
  • 21. A tribo de Benjamim, clã por clã, recebeu as seguintes cidades: Jericó, Bete-Hogla, Emeque-Queziz,
  • 22. Bete-Arabá, Zemaraim, Betel,
  • 23. Avim, Pará, Ofra,
  • 24. Quefar-Amomai, Ofni e Geba. Eram doze cidades com seus respectivos povoados.
  • 25. Gibeom, Ramá, Beerote,
  • 26. Mispá, Quefira, Mosa,
  • 27. Requém, Irpeel, Tarala,
  • 28. Zela, Elefe, Jebus (ou Jerusalém), Gibeá e Quiriate. Eram catorze cidades com seus respectivos povoados. Essa foi a herança dos clãs de Benjamim.