Aguarde Carregando

Ezra, Chapter 9:

publicidad

Versículos de Esdras, Capítulo 9 do livro de Esdras da Bíblia.

Ezra - Old Testament
Esdras – Velho Testamento

A oração de Esdras devido aos casamentos mistos

  • 1. Depois de todas essas coisas, os líderes vieram até mim e disseram: “O povo de Israel, incluindo os sacerdotes e os levitas, não se separou dos povos vizinhos e de suas práticas abomináveis, tais como as dos cananeus, hititas, ferezeus, jebuseus, amonitas, moabitas, egípcios e amorreus.
  • 2. Eles tomaram esposas dentre esses povos e misturaram a linhagem santa com eles. Os líderes e os oficiais foram os primeiros a praticar essa infidelidade!”
  • 3. Quando ouvi isso, rasguei minhas vestes e meu manto, arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me sentei atordoado!
  • 4. Todos os que tremiam diante das palavras do Deus de Israel se reuniram ao meu redor por causa da infidelidade dos exilados. Fiquei sentado ali, atordoado, até o momento do sacrifício da tarde.
  • 5. Então, durante o sacrifício da tarde, me levantei do meu abatimento, com as vestes rasgadas, e caí de joelhos com as mãos estendidas diante do Senhor, meu Deus,
  • 6. e orei, dizendo:
  • 7. Ó meu Deus, estou envergonhado e humilhado demais para levantar o rosto diante de ti, pois os nossos pecados se acumularam sobre nós, e a nossa culpa se eleva até os céus.
  • 8. Desde os dias dos nossos antepassados até o dia de hoje, temos sido profundamente culpados. Por causa dos nossos pecados, nós, nossos reis e nossos sacerdotes fomos entregues à espada, ao cativeiro, ao despojo e à vergonha diante dos reis estrangeiros, como acontece neste dia.
  • 9. No entanto, por um breve momento, o Senhor, nosso Deus, tem sido misericordioso conosco. Ele nos deixou um remanescente e nos deu um lugar seguro em seu santuário, iluminando nossos olhos e nos dando um pouco de alívio em nossa servidão.
  • 10. Ainda somos escravos, mas nosso Deus não nos abandonou em nossa escravidão. Ele tem mostrado bondade para conosco diante dos reis da Pérsia, concedendo-nos vida para reconstruir o templo de nosso Deus e levantar suas ruínas, e nos dando um muro de proteção em Judá e em Jerusalém.
  • 11. Agora, ó nosso Deus, que mais podemos dizer diante disso? Pois abandonamos os mandamentos que nos deste por meio de teus servos, os profetas, quando nos advertiste, dizendo: “A terra para a qual vocês estão indo para possuí-la é uma terra imunda, corrompida pelas práticas abomináveis dos povos que lá habitam. Eles encheram a terra com sua impureza através dessas práticas.
  • 12. Portanto, não deem suas filhas em casamento para seus filhos, nem tomem suas filhas para seus filhos. Jamais busquem o bem-estar desses povos ou sua prosperidade, para que vocês se tornem fortes e desfrutem dos bons frutos da terra, deixando-a como herança para seus filhos para sempre”.
  • 13. Depois de tudo o que nos aconteceu por causa de nossas más obras e de nossa grande culpa, embora nos tenhas punido menos do que nossos pecados mereciam, ó Deus, e ainda nos tenhas deixado um remanescente como este,
  • 14. como podemos voltar atrás e quebrar novamente os teus mandamentos, envolvendo-nos em casamentos mistos com esses povos que praticam abominações? Não ficarias irado conosco a ponto de nos destruir completamente, sem deixar remanescente ou sobrevivente algum?
  • 15. Ó Senhor, Deus de Israel, tu és justo! Agora, mesmo com toda a nossa culpa, nos deixaste um remanescente que sobrevive até o dia de hoje. Aqui estamos diante de ti, com a nossa culpa, pois sabemos que, por causa dela, não podemos permanecer em tua presença.

Bíblia Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button